terça-feira, 13 de março de 2012

Herbário

Com a Primavera  a chegar, o livro que nos enche a memória, neste mês de Março, é HERBÁRIO. Um livro de poemas de José Sousa Braga , com  ilustrações de Cristina Valadas.


Serão folhas de papel ou outras, as que temos na mão? E as árvores e flores que sempre conhecemos, serão as mesmas que redescobrimos em cada novo poema que lemos?  Nos poemas de Jorge Sousa Braga, identificamo-nos com a sensibilidade do poeta, o olhar cuidado, a observação minuciosa. E com ele aprendemos a brincar com aquilo que muitas vezes está ao alcance de um olhar mas não vemos.  A natureza revisitada  com o humor de quem lhe descobre os mistérios, as formas estranhas ou os nomes indecifráveis.



A "ingénua" delicadeza das ilustrações de Cristina Valadas ajuda-nos a completar esta viagem, em que em que somos confrontados com coisas simples e maravilhosas como estas:
Porque é que o cogumelo nunca tira o chapéu? Porque há flores que usam turbante mas andam nuas?



Vencedor do Grande Prémio Gulbenkian de Literatura Para Crianças e Jovens, em 2000, o Herbário é para ler e ir lendo. Os poemas encantam as crianças, que os dizem a toda a hora.

Follhagens

Há árvores de folhas persistentes
e outras, cujas folhas são caducas.
Mas o que me faz confusão
é que andem nuas no inverno
e vistam um sobretudo de folhas
no verão!



Sem comentários: